A presidenta da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e Deputada Estadual Professora Bebel (PT) criticou as ações dos governos Bolsonaro e João Doria, que têm levado ao desmonte da Educação pública, durante aula sobre “Os Desafios dos Professores na Educação Básica na Atualidade”, ministrada na última segunda-feira (02) na UNESP de Rio Claro.
Na apresentação feita a professores, alunos, lideranças, representantes da APEOESP e comunidade, a Professora Bebel destacou que o alvo central dos atuais governantes é a Educação. “São propostas visando à redução de gastos, como, por exemplo, os cortes nas pesquisas, a descontinuidade de programas e a adoção de medidas para tentar enfraquecer a autoridade do professor”, disse ela, fazendo referência ao ataque à liberdade de cátedra do professor. “Em São Paulo, o governador Doria estabeleceu a permanência de coordenadores pedagógicos em sala de aula para vigiar e avaliar o trabalho do professor”, afirmou.
A desvalorização do professor também foi ressaltada pela a presidenta da APEOESP: “Esse governo se recusa a pagar o reajuste de 10,15%, mesmo sendo um direito conquistado judicialmente”, informou Bebel, acrescentando ainda que os salários base da categoria estão abaixo do piso salarial nacional. A deputada falou também sobre a privatização da gestão das políticas educacionais praticada pelo governo estadual por meio de organizações sociais e outros grupos privados, como as Fundações Airton Senna, Lehman entre outros.
O Programa de Ensino Integral (PEI), que a gestão Doria quer ampliar, foi apontado por ela como “uma farsa eleitoreira”. A Professora Bebel também destacou a importância da continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). “Precisamos fazer um movimento para garantir que esses recursos continuem sendo repassados aos municípios, assegurando assim esse importante financiamento”, pontuou. Após o encerramento da aula pública, participantes fizeram alguns questionamentos à deputada e também expressaram suas opiniões em relação aos assuntos apresentados. “Depois de ouvir várias opiniões, saio daqui satisfeita e bastante otimista no sentido de que a união é uma das formas do enfrentamento por uma educação pública de qualidade, desde a pré-escola até a pós-graduação”, finalizou a Professora Bebel, agradecendo ainda à direção o espaço cedido pelos Institutos de Biociências e Geociências e Ciências Exatas. “Agradeço a todos que se empenharam para que eu realizasse essa aula pública e, em especial, ao Prof. Eugênio Ramos, da UNESP, e também ao secretário geral do PT na cidade, Alan Carlos Rios”.
Professora Bebel ministra aula pública na UNESP de Rio Claro
Professora Bebel ministra aula pública na UNESP de Rio Claro
Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Pesquise no blog
Últimas notícias
Na defesa dos direitos da população LGBTQIA+
27/08/2021
Atuação firme em defesa das mulheres
27/08/2021
Apoio às lutas da população mais pobre
27/08/2021